ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino de Deus… Reino dos céus… Onde está isso?


Uma simples leitura dos Evangelhos já é suficiente vermos que o Reino de Deus, ou o Reino dos Céus, é o tema central da mensagem de Jesus. Aliás, antes mesmo de Jesus começar seu ministério, João Batista já anunciava: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt. 3:2). Desde que saiu de sua tentação no deserto “começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt. 4:17). E Ele continuou percorrendo “todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mt. 9:36). Enviou seus discípulos a pregar o Reino: “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus” (Mt. 10:7). Sua vontade era a de que  o Reino fosse pregado a todas as nações: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo” (Mt.24:14). Os apóstolos levaram essa direção a sério, anunciando o Reino de Deus em tudo o que era lugar, e a todos os tipos de pessoas. O livro de Atos dos Apóstolos termina com Paulo “pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum” (At 28:31).

Precisamos entender o que é o Reino de Deus, até mesmo porque temos uma mandamento que diz “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça”. Contudo, o Reino não é um lugar, nem mesmo é o céu, como já foi dito no post  “A compreensão do Reino” . Se fosse o céu, não faria sentido a afirmação de Paulo de que nós já saímos dodo império das trevas e fomos transportados para esse Reino (Cl. 1:13). Se o Reino é o céu, também não faria sentido a declaração de Jesus em  Luc. 17:21,21 – “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.

Ora, um Reino se refere ao âmbito ou espaço em que a vontade de um Rei é feita. Quando não há um Rei governando, não há Reino. Por isso, o livro de Juízes termina dizendo “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (Jz. 21:25).

Assim, o Reino de Deus está onde a vontade de Deus é feita. Por isso o Reino de Deus pode estar em pessoas, em gente que faz a vontade de Deus. Por isso Jesus ensinou a orar: “Venha o teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim da terra como no céu”. Assim como no céu a vontade de Deus é absoluta, assim ela também deve ser entre nós. O reino de Deus é o reino dos céus, um governo a partir dos céus, posto que “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl. 103:9).

É claro que haverá um momento em que o Reino de Deus será estabelecido em toda a sua plenitude, mas ele já é uma realidade hoje em cada coração que decide fazer a vontade de Deus, negando-se a si mesmo, tomando sua cruz e seguindo a Jesus.

Portanto, buscar o Reino não é viver esperando o céu, mas é fazer a vontade de Deus aqui. Até mesmo porque, como disse Jesus,  ”nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt. 7:21).
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.